Os Céus ensinam aos Homens

-"Os Céus contam a Glória de Deus!  Não a poderemos compreender
antes de havermos estudado a língua e os caracteres com que ela foi escrita."

Galileu Galilei (1564-1642)


( Vou ler depois )
O Babalaô vibrado pelos Astros

O QUE ESTÁ EM CIMA É IGUAL AO QUE ESTÁ EM BAIXO

O conhecimento do movimento dos astros na Abóboda Celeste sempre foi comum a todos os povos da Antigüidade. Séculos de observações celestes fizeram os Antigos constatarem que certas estrelas eram fixas, enquanto outras moviam-se. Além disso, de um ponto de observação fixo na Terra, o Sol parece deslocar-se pelo Espaço em um movimento circular, passando sempre pelos mesmos grupos estelares, os quais, para serem memorizados, foram sendo agrupados em "desenhos" hipotéticos que receberam significativos nomes, tão bem escolhidos, que até hoje perduram : Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Cabra, Aquário e Peixes.
        Como a maioria desses "desenhos" lembram seres animados - Carneiro, Leão, Touro, Cabra, Gêmeos, etc - os Gregos chamaram todo esse conjunto por Zoé, significando Vida ou Existência e, assim, a cultura greco-latina cunhou a palavra Zodíaco. Mas, em razão dessa aparente "viagem" do Sol e seu séquito de Planetas por esse círculo de Constelações Fixas, já os anteriores Vedas Indianos a chamaram de Estrada dos Anjos, ou seja, Keja-Deva e que resultou em nossa língua, passando antes pela língua árabe, em Calendário.
        Por aparentar ser circular, esta "Estrada dos Anjos"" e da "Vida" foi dividida, a grosso modo, em 12 (doze) partes iguais, correspondendo à cada Constelação 30 graus ou trinta dias do ano, começando no dia 21 de Março, o qual marca o Ano Novo Esotérico em todo o mundo. Também por marcarem um determinado espaço do Calendário, cada uma dessas Constelações passou a ser conhecida como o seu símbolo particular, ou seja, o seu Signo Zodiacal.

AS QUALIDADES DOS SIGNOS ZODIACAIS :
POLARIDADE - ELEMENTO - MOVIMENTO

 

1- Qualidade Polaridade

Cremos inabalavelmente que tudo o que existe, foi feito pela Vontade Divina.
        Assim, sendo Deus o Único Ser Uno e Eterno, toda a obra de Sua Criação é dualista e Sua Vontade está eternamente presente em qualquer ponto do Universo Espiritual, Astral ou Físico, traduzindo-se por uma Eterna Corrente de Vontade Criadora que permeia toda a Criação e que, sendo uma conseqüência de Deus e não Ele próprio, ela é Polarizada em atração e repulsão, pólos positivo e negativo. Todo Ser vivente ou reagente nasce ou reage quando esses dois pólos opostos são postos em contato.
        Do mesmo modo, como os Signos Zodiacais também representam Vida e Movimento, a Antiga Sabedoria primeiramente classificou-os por Polaridade :

POSITIVOS
    Carneiro   Gêmeos    Leão      Libra     Sagitário   Aquário 
NEGATIVOS
      Touro   Câncer Virgem Escorpião Capricórnio   Peixes


2- Qualidade Elemento

A Eterna Corrente de Vontade Criadora é absorvida por Mediadores Espirituais Divinos, os quais cada religião denomina à sua feição e nós, na Umbanda Esotérica, denominamos por "Orixás Originais". Esta Eterna Corrente de Vontade Criadora Polarizada, em contato com cada Orixá Original, sofre uma nova modificação diferenciada e busca manifestar-se através de Vibrações Astrais que geram e mantêm a Energia, em todas as suas formas de manifestação que conhecemos e que ainda desconhecemos.
       Assim é que, no Princípio, a Polarização da Energia Espiritual com a Energia Consciencional gera a Energia Etérea ou Astral. Esta Energia Astral, embora indiferenciada e sutil, já é de qualidade material, sendo as variações de intensidade de suas vibrações energéticas que induzem a formação das Forças Sutis Elementares que geram os Elementos, os quais buscam manifestarem-se na Natureza.
        Nessa busca, elas tornam novamente a se polarizar grupalmente, ou seja, dois pares tomam caraterísticas opostas : 1 e 2, expansão e locomoção; 3 e 4, contração e coesão.

  1. A primeira e mais sutil dessas vibrações energéticas evolui da Energia Astral Indiferenciada por aumento de freqüência vibracional e gera a Força Sutil Elementar que dá origem ao estado gasoso da Matéria, ao qual a Antiga Sabedoria referia-se por Elemento AR
  2. A segunda dessas vibrações, evolui da anterior por intensificação de freqüência vibracional para dar origem ao estado ígnêo da Matéria, ou seja, ao Elemento FOGO.
  3. A terceira também evolui primeiramente da Energia Astral Indiferenciada, mas por diminuição de freqüência vibracional, dando origem ao estado líquido da Matéria, ou seja, ao Elemento ÁGUA.
  4. A quarta dessas vibrações, evolui de sua anterior por coesão de freqüência vibracional para dar origem ao estado solido da Matéria, ou seja, ao Elemento TERRA.

Assim, também os Signos Zodiacais foram classificados pelos Elementos que representam :

 AR   Gêmeos   Libra   Aquário 
 FOGO   Carneiro   Leão   Sagitário 
 ÁGUA   Câncer   Escorpião   Peixes 
 TERRA   Touro   Virgem   Capricórnio 

3- Qualidade Movimento

Da mesma forma que a passagem de um estado elementar a outro, ao modificar um fluxo vibracional gera um movimento, também os Signos Zodiacais geram um tipo de movimento transitório:
Cardinais - os que marcam as mudanças de estações climáticas do ano.
Fixos - os que seguem e aprofundam o movimento iniciado.
Mutáveis - os que indicam o fim de um ciclo e o início de outro. Assim, eles também foram classificados por essas suas caraterísticas.

CARDINAIS
(iniciação)
 Carneiro   Câncer   Libra   Capricórnio 
FIXOS
(consolidação)
 Touro   Leão   Escorpião   Aquário 
MUTÁVEIS
(renovação)
 Gêmeos   Virgem   Sagitário   Peixes 

AS CORRELAÇÕES DOS SIGNOS ZODIACAIS COM OS ORIXÁS ANCESTRAIS

A partir dessas classificações é possível estabelecer-se todas as demais correlações entre os Signos Zodiacais e tudo quanto existe nos Reinos Mineral, Vegetal e Animal da Natureza.
        Assim também, várias as religiões, à partir da denominação que criaram para os Mediadores Espirituais Divinos - Devas, Espíritos Ancestrais, Potestades, Arcanjos - ligam-se ao processo de Criação e sua representação pelo Zodíaco, pois todas elas, no seu mais íntimo cerne, creêm primeiramente em um Ser Único, Eterno e Infinito : Deus, seja qual for o nome que se Lhe atribuirmos.
        Mas, como a Umbanda Esotérica pode estabelecer a relação particular entre cada Signo Zodiacal e seus Orixás Ancestrais?
        A Matemática sempre foi uma ciência universal, no tempo e no espaço, sendo que um de seus axiomas de mais fácil compreensão é aquele que anuncia : -"Duas quantidades iguais à uma terceira são iguais entre si."-
        A Umbanda Esotérica prega que determinados "Orixás Ancestrais" são os Senhores de determinadas "Vibrações Energéticas" denominadas pelo termo "Vibração Original".
        Assim, estas são as Correlações das Vibrações Originais:

 Oxalá  Senhor da Vibração Original  Espiritual 
 Yemanjá  Senhor da Vibração Original  Mental 
 Ibeje  Senhor da Vibração Original  Etérea 
 Oxosse  Senhor da Vibração Original  Eólica 
 Xangô  Senhor da Vibração Original  Ígnêa 
 Ogum  Senhor da Vibração Original  Hídrica 
 Obaluaiyê  Senhor da Vibração Original  Telúrica

A Antiga Sabedoria dos Povos que estabeleceu o Keja-Devas e Zoé afirma que, para a Humanidade :

 Sol  é o símbolo de sua parcela  Espiritual 
 Lua  é o símbolo de sua parcela  Mental 
 Mercúrio  é o símbolo de sua parcela  Etérea 
 Vênus  é o símbolo de sua parcela   Eólica / Telúrica 
 Júpiter  é o símbolo de sua parcela  Ígnêa / Hídrica
 Marte  é o símbolo de sua parcela  Hídrica / Ígnêa
 Saturno  é o símbolo de sua parcela  Telúrica / Eólica

Então, pelo axioma matemático acima enunciado, podemos agora estabelecer a correlação destes conhecimentos derivada :

RELAÇÃO ORIXÁ x ASTRO PLANETÁRIO X SIGNO ZODIACAL
 
 ORIXÁ  VIBRAÇÃO ENERGÉTICA  ASTRO PLANETÁRIO  SIGNO ZODIACAL 
 Oxalá  Espiritual  Sol  Leão 
 Yemanjá  Mental  Lua  Câncer 
 Ibeje  Etérea e Telúrica  Mercúrio  Gêmeos e Virgem 
 Oxosse  Eólica e Telúrica  Vênus  Libra e Touro 
 Xangô  Ígnêa e Hídrica  Júpiter  Sagitário e Peixes 
 Ogum  Hídrica e Ígnêa  Marte  Escorpião e Carneiro 
 Obaluaiyê  Telúrica e Eólica  Saturno  Cabra e Aquário 

Assim, fica estabelecida a Correlação entre os Orixás Ancestrais e a Estrada dos Anjos e da Vida, podendo cada Ser Humano conhecer as Influências Místicas que sobre ele agem e, então, auto-analizar-se para corrigir o rumo de suas ações, já que as influências astrais podem ajudar ou contraporem-se à sua própria tendência, mas nunca dominar sua vontade.
        Pois, o Homem é sempre sensível ao seu meio ambiente e esse ambiente é afetado pelas radiações eletro-magnéticas que, vindas do Espaço Sideral, são refletidas e ampliadas com as próprias radiações do Sol e da Lua, dando origem aos diferentes fenômenos físicos que caracterizam os Doze Meses do Calendário.
        E o Homem pode sintonizar-se com estas influências místicas pela data de seu nascimento, isto é, se ele concientizar-se que naquele momento em que ele pela primeira vez recebeu o hausto da vida em seus pequeninos pulmões, imperava uma Vibração Astral de um dos Signos da Estrada dos Anjos e da Vida - o Zodíaco - regida por um Astro Celeste que reflete a Vibração Original Divina modificada pela individualidade espiritual de um Orixá Ancestral.
        Eis porque a Antiga Sabedoria dos Povos já dizia que :

-"O que está em cima é igual ao que está em baixo."-

        Portanto, o mais ínfimo dos Seres merece todo nosso respeito por que tem correpondência com o Altíssimo Ser e, por essa correspondência, todos os Seres se tornam "Um" com o Universo.
        Eis porque afirmamos que a Umbanda Esotérica é a Filosofia das Forças Vitais da Natureza e porque todo aquele que professa este Credo tem a obrigação de seguir os ditames da Magia Naturalista que, hoje, chama-se Ecologia !

Mana, Benção, Mandinga e Axé
Itaoman

 

Retornar