Centro de Estudos Umbandísticos
ORDEM DO CÍRCULO CRUZADO

A Ordem do Círculo Cruzado foi fundada em 1968, no Rio de Janeiro-RJ e estabelecida em São Paulo-SP em 1970 por um grupo de sete umbandistas esotéricos liderados por Itaoman, um Mestre de Iniciação oriundo da T.U.O - Tenda Umbandista Oriental da cidade de Itacuruçá, no Estado do Rio de Janeiro, a qual é uma Escola Iniciática Esotérica cuja fundação retroage à década de 1940, tendo sido criada pelo insigne Babalaô e escritor umbandista esotérico W. W. da Matta e Silva (1917-1988), cuja titulação esotérica era Mestre Yapacani.


(Vou ler depois)

Mestre Itaoman à frente do Congá da OrdemRegistrada na cidade de São Paulo por ordem expressa de Mestre Yapacani regressou, posteriormente, à cidade do Rio de Janeiro com a participação de Mestre Yassuamy, sendo uma associação filo-religiosa não comercial, não proselitista, assistencial gratuita e a finalidade de seu Círculo de Estudos Umbandísticos é pesquisar, coletar, estudar, analisar e divulgar as relações esotéricas universais contidas na tradição oral e nas práticas religiosas da Umbanda, Candomblé e Vodun, mas sem rejeitar o estudo de outros fenômenos esotéricos de qualquer origem, estando assim aberto à participação de qualquer espiritualista que queira colaborar para o maior conhecimento e divulgação das mais diversas formas de manifestação da Espiritualidade.
        Assim, não nos importa o rótulo usado para definir os agentes ou pacientes dessas Variações Esotéricas: Umbanda, Omolocô, Umbanda Esotérica, Nação, Candomblé, Vodun, Malê, Santería, Candomblé de Caboclo, Toré, Babassuê, Xangô do Nordeste, Tambor de Mina ou, então, Abaçá, Tenda, Centro Espírita, Terreiro, Ilê Axé, Varandão, Ordem Iniciática, Casa de Oração.   Para nós, todos eles são apenas expressões diversificadas para designar uma única e mesma realidade: a Espiritualidade em ação redentora na sociedade brasileira.
        E é esse conceito esotérico eclético que, desde o começo, buscávamos expressar ao adotarmos o Círculo Cruzado, abrangente em todos os seus quadrantes, como símbolo de nossa Ordem Iniciática.
        Assim, para divulgar os resultados desta busca de ecletismo, oferecemos ao público esta Home Page, na qual se encontrará assuntos os mais variados sobre o Esoterismo na Umbanda.
        O assunto é longo e desta forma, saudamos, antecipadamente, aos nossos leitores por sua persistência e paciência na leitura desta HP, pedindo-lhes que não se surpreendam por verem uma organização umbandista navegando na Internet, pois que a Umbanda é evolutiva e foi de estudo em estudo que seus Mestres compreenderam que deviam abandonar as técnicas de comunicação advindas da Idade Média e utilizarem-se da mais nova forma de Magia moderna: a Informática, a qual, metaforicamente, tem um paralelo esotérico com o Espelho Mágico, do qual dizia-se ser capaz de refletir em sua superfície, toda a gama das cores do conhecimento humano.
        Decorre dessa evolução a existência desta Home Page que deseja sensibilizar a "intelligentzia" brasileira, mormente àquela que estuda os cultos religiosos brasileiros de origem afro-ameríndia, para a importância e pioneirismo de se abrir um espaço cibernético à divulgação dos conceitos religiosos que são professados por muitos milhões de brasileiros, mormente pelos descendentes dos espoliados de suas raízes raciais, os quais precisam e querem reencontrá-las.

Muito obrigado por nos visitar!

Rio de Janeiro, 29/02/1996
ITAOMAN
(Mestre de Iniciação da T.U.O.)
Círculo de Estudos Umbandísticos - Ordem do Círculo Cruzado

(Esta página começou a ser divulgada pioneiramente na Internet em 14/03/96)

 

Retornar